MENTIRA:
•“Seria tão mais simples e fácil [provar] o que a secretária diz, que encontrou com a Dilma. Não precisaria nem gastar dinheiro, comprar passagem, ir ao Congresso. Era só pegar as duas agendas [da ministra e da ex-secretária] e ver o que aconteceu” (Presidente Lula, em Brasilia, 17/08/09).
•“A gente não afirma, a gente prova, então as agendas são oficiais..” (Ministra Dilma Rousseff, em Mossoró, 11/08/09, negando o encontro em que teria pedido para a ex-secretária da Receita Federal, Lina Vieira, “agilizar” o processo contra o filho do senador José Sarney).
A VERDADE:
•A agenda que estava perdida no meio da mudança de Lina Vieira apareceu e mostra o dia, a hora e o assunto tratado no encontro com a ministra-chefe da Casa Civil. A ex-secretária da Receita fez uma anotação a mão em 9 de outubro de 2008, logo em seguida à reunião com Dilma. Ela escreveu: “Dar retorno à ministra sobre família Sarney”. De acordo com um amigo de Lina, a quem ela confidenciou ter achado a agenda, bem como detalhes ainda não revelados sobre o encontro, a reunião ocorreu pela manhã, próximo ao horário do almoço, fora da relação de compromissos oficiais da ministra. Convocada às pressas para a reunião, a ex-secretária conta que chegou a desmarcar o bilhete de um voo entre Brasília e São Paulo, emitido para o início da tarde de 9 de outubro, por causa da convocação inesperada. Revista Veja 17/10/09